domingo, 11 de agosto de 2013

O Tango mais famoso no Mundo e no Brasil

Quando se prepara um repertório para uma rádio internacional a ação mais importante é a pesquisa dotada de critérios. Ainda assim, é necessário levar em consideração a cultura local de cada ponto geográfico e a história.
Particularmente no Brasil, se tratando do gênero musical tango, um fenômeno deve ser levado em consideração: O cinema.
O filme “Perfume de Mulher” (Scent of a Woman), estrelado por “Al Pacino” em 1992, foi o principal veículo que levou a música “Por una cabeza” a conquistar o título de tango mais conhecido no Brasil. Há também outra peculiaridade: este tango é mais conhecido pelo apelido “Perfume de Mulher” do que propriamente pela sua denominação original.
Ainda outro fato interessante: A música “Por una cabeza” apesar de ser o tango mais famoso do mundo virtual, ainda é superado pelo tango “la cumparsita” quando se trata de mundo real (Isto é: é o tango mais lembrado nas milongas/”bailes” e nas rodas sociais que envolve tango). Certamente possui o maior número de versões já gravadas, portanto, é o tango mais famoso do mundo.
O tango “La Cumparsita” é um tango genuinamente uruguaio já que foi escrito, em 1917, pelo uruguaio Geraldo Matos Rodriguez; é considerado o hino dos tangos uruguaios.

  
 
Ranking (Considerando buscas virtuais):

No Mundo:

Nome do Tango Nº de Pesquisas Colocação
Por una cabeza 6.600
La cumparsita 5.400
Uno 5.400
Volver 4.400
Caminito 2.900
Mano a mano 2.400
A media luz 1.300

No Brasil:
Nome do Tango Nº de Pesquisas Colocação
Perfume de mulher 880  
Por una cabeza 720
La cumparsita 390
Uno 260
Caminito 210
Mano a mano 91
A media luz 91
***Nº de Pesquisas: Foi considerado o número total de pesquisas de um ano completo dividido por 12 meses (Tais meses antecedentes ao presente momento da redação deste artigo).

0 comentários:

Postar um comentário