sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Luart World Radio, o Tango, e a Harmonica.

O Post de hoje é sobre o binômio tango-harmônica.
A Harmônica, no Brasil é chamada de Gaita mas é referida no Inglês e Francês como Harmonica, no Espanhol como Armónica, no Italiano como Armonica.

O Grande percursor foi o harmonicista argentino chamado Hugo Diaz que destacou-se tanto no tango como na música folclórica argentina. Atualmente, na argentina, Franco Luciani é o grande representante da harmônica com trabalhos referentes tanto no gênero tango quanto no folclore. Um de seus trabalhos mais expressivos foi produzido com a parceria do pianista Daniel Godfrid denominado "Armónica Y Tango". Tem participações especiais em grupos como Gotan Project, marcadamente no disco "Tango 3.0" na faixa "El mensageiro".

Disco "Armónica y Tango" de Franco Luciani


Nos Estados Unidos (Na cidade de Portland no estado do Oregon), Joe Powers é o grande nome cujo trabalho mais representativo denomina-se "Amor de Tango". Tem participações especiais com grupos de tango eletrônico como Tanghetto, Otros Aires, e Narcotango.

Disco "Amor de Tango" de Joe Powers

Joe Powers com a banda de electro-tango, Otros Aires, em Rehovot, Israel. Crédito: YouTube/anatkz

 No Brasil (localizado no Estado do Paraná) o hamonicista Benevides Chiréia Jr é uma grande representação dentro do tango e também tem grande contribuição no ensino da harmonica.

Na Programação da Luart International Radio é possível conhecer as músicas tanto de Franco Luciani quanto de Joe Powers. O que está esperando!?


0 comentários:

Postar um comentário