domingo, 10 de agosto de 2014

Série tango eletrônico

O Tango eletrônico nasceu seguindo as diretrizes de tudo que é clássico e quer perdurar pelo tempo. Quando uma cultura quer proteger o seu patrimônio histórico, seus representantes readequam o velho sem destruir sua estrutura e essência. Piazzola foi o precursor dessa atitude cultural protetiva através da inserção de elementos do jazz que foi sendo incorporado em suas produções artísticas, graças às suas influencias. Surgia, então, o novo tango.

Em 1999, 7 anos depois da morte de piazzola, nasce na França o primeiro grupo musical de tango eletrônico, Gotan Project, inaugurando uma maneira inovadora de fazer tango a partir do novo tango (gênero originado por Piazzola) e elementos da música eletrônica: Este foi o espelho que possibilitou às novas gerações os elementos identificação e contemporaneidade.

Em novembro de 2002, um ano depois do Gotan Project, nasce o grupo denominado Bajofondo; originalmente chamado de Bajofondo Tango Club. Ao longo deste mesmo ano, o grupo denominado Tanghetto foi sendo formatado em sua estilística musical considerando a sua origem nos estúdios de gravação por ser instrumental.

Em 2003 nasce, em Barcelona, o grupo Otros Aires que utiliza em sua essência elementos que transitam entre o clássico (exemplo: gravações de Gardel e D'Arienzo) e o contemporâneo (Sequências eletrônicas, letras e melodias do século 21). Também no mesmo ano, o grupo Narcotango




0 comentários:

Postar um comentário